21 de junho de 2017

Dicas para viajar com pouco dinheiro


Toda a gente gosta de viajar, certo? Se fosse possível, estaríamos sempre a conhecer novos lugares, mas viajar requer muitos gastos e, por isso, não o fazemos com a regularidade que desejaríamos. No entanto, existem algumas maneiras de o fazer, poupando algum dinheiro.


Couchsurfing: este método online baseia-se em pessoas que se disponibilizam a hospedar desconhecidos no seu "sofá" de forma gratuita. O objetivo do couchsurfing é conhecer pessoas de todo o mundo e explorar os locais na companhia das pessoas que lá moram. Obviamente, não sabemos que tipo de pessoa iremos encontrar, temos de estar sujeitos às suas regras e não teremos muita privacidade. Apesar destes inconveninentes, é uma maneira de poupar dinheiro com estadia e até com alimentação, se soubermos escolher bem a pessoa. 

Airbnb: tal como o couchsurfing, esta opção também passa pelo alojamento em casas de pessoas, com a diferença de que não é gratuita. Podemos ter uma casa só para nós ou dividir a casa/apartamento com outras pessoas e até com os proprietários. Normalmente, é uma opção mais barata que o hotel e, por isso, costuma ter muita procura. 

Trabalhar em troca de alojamento: férias são para descansar e aproveitar, e não para trabalhar. No entanto, há quem procure locais onde o possam fazer a troco de alojamento e refeições. Ajudar no funcionamento de um hostel, cuidar de crianças e fazer determinadas tarefas domésticas em casas familiares são métodos para pouparem dinheiro.

Usar milhas: para quem viaja de avião com regularidade, as milhas acumuladas podem ser usadas para outras viagens.

Partilhar transporte: para quem viaja de carro, pode recorrer a pessoas que se deslocam para o mesmo local e dividir despesas de combustível e portagens. 

Alugar uma auto-caravana: esta opção é exclusiva para quem não se importa de conduzir muitas horas. É uma experiência única para quem quiser conhecer várias cidades e países. Não têm de se preocupar com questões de alojamento e refeições, podem deslocar-se ao seu próprio ritmo e sem ter de se preocupar com horários, e descansar quando bem apetecer. 

Fazer voluntariado: podem colaborar com Organizações Não Governamentais, ajudar crianças com tarefas escolares, ajudar animais, angariar donativos, colaborar com associações, etc.

Já usaram ou pensaram usar alguma destas técnicas?

3 comentários:

  1. Neste momento nem quero pensar nisso... queria arranjar emprego de vez, isso sim! Mas vou guardar estas tuas dicas com carinho =D

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas :). Eu adoro viajar, um dia tenho que pôr em prática essas dicas.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Nem toda a gente gosta de viajar, o meu namorado não gosta =P Acaba por ir para me fazer a vontade e quando voltamos para casa lá admite que gostou, mas sou sempre eu que tenho a iniciativa. Felizmente, temos a possibilidade de poder viajar da maneira que queremos, mas para quem quer poupar uns trocos deixaste aí umas belas opções (= Tenho uma amiga que faz couchsurfing, já ficou em casa de outras pessoas e já teve gente alojada em casa dela e é uma grande fã (=

    ResponderEliminar

Obrigada por visitares o meu cantinho e deixares o teu comentário!