28 de agosto de 2018

Livros | Manhãs Milagrosas, de Hal Elrod



Nos tempos mortos do trabalho temporário que fiz, tive oportunidade de ler "Manhãs Milagrosas", de Hal Elrod.

Sinopse: O que têm em comum Tom Cook, o diretor da Apple, Anna Wintour, diretora da Vogue americana e o fundador da Virgin, Richard Branson? O sucesso? Claro. Mas sobretudo, um segredo muito bem guardado: todos eles se levantam antes do amanhecer e dedicam algum tempo a si mesmos antes de começar o dia de trabalho. Umas horas para fazer desporto, meditar, aprender, crescer… melhorar! É o que propõe Hal Elrod com o seu triunfante método Manhã Milagrosa: levantarmo-nos algumas horas mais cedo para fazermos atividades que nos tragam mais energia e motivação ao longo do dia. Está na hora de despertar todo o seu potencial!


Todos já ouvimos expressões como "deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer", "Deus ajuda, quem cedo madruga". Hal Elrod faz questão de não só reforçar essa ideia, como também a de que devemos acordar uma hora mais cedo que o habitual e começar o dia com 6 atividades, a que ele chama de "Salvadores da Vida". São 6 hábitos matinais que nos ajudarão a melhorar a nossa manhã e, consequentemente, o resto do dia. 
A ordem pela qual se realizam as atividades é indiferente. Cada um deve fazê-las conforme for melhor para si e o autor aconselha a gastar cerca de 10 minutos a cada uma delas, perfazendo um total de uma hora. No entanto, existem pessoas que não têm esse tempo todo disponível, mas o importante é dedicar nem que seja 1 minuto.

Life S.A.V.E.R.S.
Silence (silêncio): estar um tempo em silêncio, fazendo meditação, refletindo, trabalhando a respiração, o que for melhor para cada um. Começar o dia em completo silêncio ajuda a garantir um resto de dia tranquilo. 

Affirmations (afirmações): dizer afirmações positivas, palavras de encorajamento que nos ajudam a lembrar o nosso propósito e os nossos objetivos na vida.

Visualization (visualização): imaginar as tarefas/objetivos que temos a realizar no dia ou no futuro e como nos iremos sentir quando as concretizarmos. 

Exercise (exercício): fazer algum tipo de exercício como saltar à corda, fazer alongamentos, caminhar, yoga. Simplesmente, mexer o corpo permitindo que haja fluxo do sangue e do oxigénio para o cérebro.

Read (ler): ler algo que potencie o nosso desenvolvimento pessoal e/ou profissional, apesar de qualquer tipo de leitura ser válido.

Scribing (escrever): escrever é uma maneira de processar os nossos pensamentos e refletir sobre a vida e sobre o que alcançamos. Escrever sobre o nosso estado de espírito, sobre o que estamos a pensar, fazer agradecimentos, listas, etc.


Apesar de ser muito fácil de ler e de dar boas dicas, ao longo do livro, o autor torna-se um pouco repetitivo, acabando por ser um pouco chato até! Penso que a ideia que ele quer transmitir seria facilmente partilhada em poucas páginas, não sendo necessário ter criado um livro para isso.
Conta com alguns testemunhos de pessoas que tinham dificuldade em acordar cedo e que conseguiram mudar isso, partilhando que o seu dia se tornou, efetivamente, mais produtivo. Menciona, por várias vezes, a comunidade online relacionada com este método e, como fazendo parte dela, nos pode ajudar a implementar esta rotina, mais facilmente, procurando alguém que partilhe essa experiência connosco.
Nunca fui pessoa que tivesse dificuldade em acordar cedo e, apesar de já ter experimentado este método, ainda não consegui implementá-lo. Acredito, sem dúvida, que dê resultado e que nos proporcione maior produtividade ao longo do dia, mas ainda não consegui a motivação suficiente para tornar isto uma rotina na minha vida.

Já conheciam este livro? Faz parte da vossa wishlist?

6 comentários:

  1. Não conhecia o livro e acho improvável que algum dia adote a ideia de acordar 1h mais cedo, para ser sincera. Eu adoro dormir e, apesar de já acordar cedo nos dias de trabalho (às 7h), não me vejo a acordar mais cedo que isso. Acho que morria. À noite nunca tenho pressa de ir dormir (vou sempre por volta das 23/23h30), e de manhã preciso sempre de mais 5 minutinhos extra na cama. Agora no verão nem tanto, não tenho essa dificuldade, mas no inverno... Gostava de ser mais assim, de conseguir acordar às 6h para fazer exercício, ler as notícias, etc, mas não consigo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso tenho certa dificuldade em acordar cedo.. :/

    Por isso muito obrigada pela partilha!!

    Não conhecia o livro...

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Tenho este livro há bastante tempo mas nunca me chamou a atenção para ler (tenho e-book). Acho que lhe vou dar uma oportunidade.
    Confesso que adoro acordar cedo, mas apenas se tiver um propósito e passar o dia ocupada. Se não acabo sempre por molengar imenso e adormecer durante o dia 🙄

    Beijinho 💚

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar do livro mas tem um tema interessante sem dúvida, gostei da abordagem.

    ResponderEliminar
  5. Nunca ouvi falar do livro, mas parece-me dar conselhos muito úteis para termos manhãs mais tranquilas. Gosto de acordar cedo, no entanto, acordar antes 1h todos os dias iria-me custar imenso :p
    Algo que quero mesmo implementar nas minhas manhãs, é o exercício físico :)

    ResponderEliminar
  6. Terminei o livro ... Concordo consigo, achei o livro muito repetitivo... Mas até gostei e senti me inspirada, dá nos até vontade de acordar cedo e olhem que não sou uma pessoa madrugadora!! Vou ver se a partir de amanhã começo o desafio dos 30 dias!:)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitares o meu cantinho e deixares o teu comentário!