11 de dezembro de 2016

Pão Oopsies

Há um tempo atrás deram-me a conhecer o pão Oopsies. Esta espécie de pão não tem hidratos de carbono nem glúten e é usado como substituto do pão normal. Tem muito poucos ingredientes e é super fácil de fazer, para além de ser muito saudável. Sinceramente, achei que não iria gostar por pensar que seria um pouco desenxabido, mas come-se muito bem!

Quando me foi apresentado, disseram-me que poderia fazê-lo em pãezinhos individuais ou colocar a massa num recipiente e, posteriormente, cortá-lo às fatias. Até agora, sempre tinha feito numa forma retangular, mas hoje decidi usar uma daquelas de fazer queques, sendo que nesta cheguei à conclusão que não é necessário usar papel vegetal, que era indispensável no recipiente de vidro que usava anteriormente. 




Ingredientes:
- 3 ovos
- 90g de queijo creme
- Pitadinha de sal

Opcional: - 2 colheres de sopa de farinha de cânhamo ou linhaça
               - sementes de chia para espalhar por cima

Preparação:
1. Bater as claras com a pitadinha de sal até ficarem em castelo;
2. Noutro recipiente, misturar bem as gemas com o queijo creme;
3. Misturar as claras com as gemas e o queijo, tentando não perder muito ar;
4. Juntar a farinha de linhaça ou cânhamo;
5. Forrar o tabuleiro com papel vegetal, untado com um pouco de manteiga (essencial num recipiente de vidro);
6. Espalhar as sementes por cima;
7. Levar ao forno por 20 a 25min, a 160º.

Das várias vezes que fiz esta receita, aconteceu sempre algo de diferente, mas que não alterou em nada o sabor do pão. Frequentemente, esqueço-me de acrescentar a linhaça moída; das últimas vezes não coloquei o sal por achar que tinha ficado um pouquinho salgado; já fiz com 2 tipos de queijos creme (camembert e flamengo); e hoje esqueci-me de colocar as sementes de chia por cima. 



Já conheciam este pão? Quem ficou com curiosidade? Se decidirem fazê-lo, digam-me o que acharam.

9 comentários:

  1. Parece ser uma excelente alternativa ao pão normal!
    Se fizeres numa forma mais pequena do que a de vidro ele cresce e dá para cortar às fatias? Tipo assim http://panidor.pt/assets/img/products/8de16399f455ae5a8df7e2cc2a142bc9.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, ele não cresce muito. Em termos de altura, fica mais ou menos, 3/4 cm. Claro que podes duplicar ou triplicar a quantidade dos ingredientes, mas não acredito que faça muita diferença. A ideia é fazer pãezinhos insividuais. Como mostraste na figura, não é possível por ser muito fininho, porque o pão fica muito fofinho e um pouco mole até.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Não custa nada experimentar. Eu também achava que não ia gostar, mas agora estou sempre a fazer.

      Eliminar
  3. Mas que bom aspecto! Fiquei curiosa em saber o sabor :P

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia mas estou curiosa para experimentar, tem ótimo aspeto :)

    ResponderEliminar
  5. Ai! Mas, mas! Como é que eu não sabia disto?? Tenho de experimentar, pois claro!

    Um beijinho dourado,
    O Biquíni Dourado
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  6. Não fazia ideia que isto existia! =P

    ResponderEliminar

Obrigada por visitares o meu cantinho e deixares o teu comentário!