25 de abril de 2017

Por onde anda a lógica no nosso país?


No próximo mês termina a validade do meu cartão de cidadão e, na semana passada, resolvi ir renová-lo. Alguém me disse que se pedisse, na Segurança Social, uma declaração em como estava desempregada e não recebia qualquer tipo de subsídio do Estado, não teria de pagar os 15€. Assim fiz! Fui buscar a tal declaração e no mesmo dia, desloquei-me ao registo para fazer a renovação.

Como é normal neste tipo de locais, há sempre imensa gente a tratar dos mais variados assuntos e, por isso, tive de esperar bastante. Mas esse foi o menor dos problemas porque tenho mais que tempo. No entanto, quando chegou a minha vez, apresentei a declaração e foi-me dito que a mesma não servia porque só quem recebe um apoio como o rendimento social de inserção, mais conhecido como rendimento mínimo, é que tem direito à isenção. Agora eu pergunto, onde está a lógica disto? Tudo bem que o RSI não é um subsídio por aí além e não ajuda muito, mas não receber nada, não é pior?
A senhora disse que teria de me deslocar à Junta de Freguesia e pedir um atestado de insuficiência económica, mas que era difícil alguém de lá mo passar, a não ser que conhecessem pessoalmente a minha situação ou que levasse testemunhas. 

Obviamente, eu não iria ficar pobre com menos 15€ no bolso, mas se teria a hipótese de não os gastar, era bem melhor, certo? Acabei por fazer o cartão na hora, porque não ia estar a perder tempo a pedir uma declaração que, muito provavelmente, não me iriam dar, e ter de voltar novamente ao registo e esperar não sei quanto tempo para ser atendida. 


13 comentários:

  1. Que coisa mais parva... Fizeram- te andar às voltas para nada.

    ResponderEliminar
  2. Realmente não faz sentido nenhum! As pessoas responsáveis por implementar estas regras devem ser completamente ignorantes...

    ResponderEliminar
  3. Que lógica realmente! Perdeste tempo para nada, este país realmente...assim não anda para a frente.
    Beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
  4. Não tinha conhecimento dessa declaração, mas realmente não faz sentido nenhum. Não receber nada é muito muito pior!

    ResponderEliminar
  5. Eu sei que há muita gente a receber os subsídios e que precisa mesmo deles mas, não me lixem, há muita malta a recebê-los só porque prefere ir passar o dia no café do que acordar cedo para trabalhar. Ridículo fazerem-te a ti pagar, que não tens rendimento nenhum. Se não se gastasse tanto dinheiro inutilmente em Portugal era meio caminho andado para as coisas se endireitarem

    ResponderEliminar
  6. Eu já desisti de procurar lógica. Quando e coisa que não vejo grande importância, passo à frente.

    ResponderEliminar
  7. Não percebo, acho que nunca vou perceber...

    ResponderEliminar
  8. Ultrapassa-me completamente como a uns dão tudo e a outros nada... Não entendo este país, não entendo.

    ResponderEliminar
  9. Ai, senhores! Que canseira. É mesmo para uma pessoa desistir!

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  10. A sério?! Ai senhores, que raio de lógica..

    ResponderEliminar

Obrigada por visitares o meu cantinho e deixares o teu comentário!