A cidade de Lourdes é conhecida pelo seu ambiente religioso e, tal como Fátima, também lhe é associada a história de uma aparição, por parte de uma criança chamada Bernadette Soubirous.
Nesta viagem tive a oportunidade de visitar a casa onde Bernadette viveu durante os seu primeiros 10 anos de vida, juntamente com os seus pais, irmãos, avó, tios e primos, antes de se mudarem para o edifício da antiga cadeia municipal. Nela podemos ver o quarto onde Bernadette nasceu, a cozinha, um moinho, e vários quadros e objetos. Quase todas as divisões tinham uma cama, devido à quantidade de pessoas que lá viviam.
A família de Bernadette era muito pobre e passava imensas dificuldades. Desde pequena, sempre teve problemas de saúde e manteve-se analfabeta até aos 14 anos, por não ter tido a possibilidade de frequentar a escola.
Com 14 anos, Bernadette afirmou ter visto uma aparição de uma senhora, numa gruta. Após a primeira, sucederam-se outras aparições, ao que ela decidiu perguntar à senhora quem ela era. Quando Bernadette contou ao padre o sucedido e que a resposta que teve foi "Imaculada Conceição", este percebeu que a criança não estava a mentir porque ela jamais saberia o significado dessas palavras, por ser analfabeta.
É um edifício cheio de história e o percurso dos dois andares faz-nos imaginar nas dificuldades que eles passaram naquela época, na simplicidade e pobreza com que viviam.
Gosto de visitar lugares com conteúdo. Desconhecia essa história ou esse local mas é de apontar para se visitar :)
ResponderEliminarNão conhecia esta história, estamos sempre a aprender (;
ResponderEliminarADOREI A PARTILHA!
ResponderEliminarConfesso que França não está na minha lista de países a visitar, mas adoro conhecer, principalmente quando vou a um local totalmente desconhecido, venho sempre tão bem disposta e cheia de coisas novas :)
ResponderEliminar